Zhoe e o Pássaro, Mônica Pimentel

Pequeno livro, grande história

Sinopse Para além dos elementos cristãos presentes neste livro, Zhoe e o Pássaro é uma obra que pode ser lida por todos, independente da crença, origem ou idade. No texto de tempo e espaço indefinidos, há alguma coisa de O meu pé de laranja lima, do O Pequeno príncipe e de Francisco de Assis conversando com pássaros. Zhoe livro tenta superar e entender a morte da mãe. O pássaro é o grande mistério. Como explicar para uma criança o que é a morte? É possível entendê-la? Talvez, se tivermos um amigo pássaro...


Confesso que estava bem ansiosa para o novo lançamento da Editora Novo Romance. Achei que os livros seguiriam a mesma linha do primeiro lançado por eles A Virgem, confiram resenha aqui, mas não poderia estar mais enganada.

Zhoe e o Pássaro, apesar de uma leitura inesperada, foi surpreendente. O livro nos conta a história de um menino chamado Zhoe, sua família, e o pássaro Neriá. A história desse lindo menino começa ao seu nascimento quando sua mãe falece e, a partir desse momento, seu pai – apelidado de papito – precisa agir como pai e mãe de três crianças.

O pai de Zhoe pareceu nunca aceitar a morte de sua amada esposa, não que ele negasse o filho que veio à vida enquanto seu amor morria, mas ele, simplesmente, não conseguia falar sobre o quanto a esposa era importante pra ele e compartilhar seus sonhos com seus filhos. A experiência que Zhoe tem com Neriá – o pássaro que eu considero uma representação de Deus – é fascinante e muito reveladora e mostra como seu pai sente essa dor, o que ameniza o coração do menino.

Apesar de o livro ser curto, no total de 66 páginas, e a leitura fluir de forma muito rápida, pelas palavras empregadas pela autora, ocorreram vários momentos que eu precisei parar a leitura para refletir sobre o que estava escrito e qual era a mensagem que a autora queria nos passar.

Ler esse livro me fez ver o mundo com outros olhos, recomendo muitíssimo essa leitura, tenho certeza que ele te trará algo de bom.

Informações adicionais:
Título: Zhoe e o Pássaro
Autora: Mônica Pimentel
Editora: Editora Novo Romance
Páginas: 66
Nota da Leitora: 4 estrelas
Onde Comprar: Saraiva | Amazon

Cedido em parceria com a Editora Novo Romance


9 comentários

  1. Muito legal conhecer esse livro e esse blog!!
    Seguindo aqui.
    Bjs, Lu - http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. É muito bom quando um livro nos ensina alguma coisa... Adorei a resenha, Bruna!
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Oi Bru. Ah, eu qro muito ler esse livro. Achei a capa tãããããoooo linda. <3 E colegas de editora, é sempre bom prestigiar. hehehhe. beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Caramba, cara! Isso lembra muito uma situação que aconteceu comigo quando eu era menor. Eu estava conversando com alguns parentes, e a minha tia falou algo como "ah, mas um dia a hora de todo mundo chega, todo mundo morre!". Ouvir aquele "todo mundo" me deixou tão espantada. Lembro que perguntei pra minha tia se com ela também aconteceria, se comigo, se com a minha mãe. A resposta só serviu para aumentar o meu espanto.

    O livro parece ser interessante. Esse é um assunto tão delicado, principalmente quando se trata de uma criança, e a proposta parece ser interessante. A sua resenha me fez lembrar de uma frase que vi por aí. Era alguma coisa parecida com "para ler em uma tarde e refletir por uma semana".

    umabasesecreta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse "interessante" duas vezes. Parabéns, Ágatha.

      Excluir
  5. Fiquei tão curiosa com a história desse livro, gosto muito de leituras que me fazem refletir.
    Já havia me deparado com a resenha dele em outros blogs, mas nunca tinha me interessado em prestar atenção.
    Conversas de Alcova

    ResponderExcluir
  6. Amamos sua resenha e estamos cada vez mais feliz com nossa parceria.
    Obrigada.

    Att,
    Editora Novo Romance.

    ResponderExcluir
  7. Linda história eu li e amei
    Um beijo, te espero no blog
    Blog livros com café

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li, mas me interessei! a capa me atraiu tb!
    Abraço!
    caixinhadadea.blogspot.com.br

    ResponderExcluir