[Resenha] O Segredo do meu Marido, Liane Moriarty

Título: O Segredo do meu Marido
Autora: Liane Moriarty
Editora: Intrínseca
Páginas: 368
Onde comprar: Saraiva

O Segredo do meu Marido conta a história de três mulheres Cecília Fitzpatrick, uma mulher com um marido que a ama, filhas lindas e saudáveis e uma vida bastante estável, Tess, uma mulher que acreditava que tinha tudo até descobrir uma coisa que a faz precisar voltar e viver com a mãe e o filho, e Rachel, uma mulher marcada pela perda inesperada da filha em um crime que nunca foi resolvido.

Uma das filhas de Cecília possui uma mania de, em determinados momentos, se viciar no estudo de um assunto X. No momento em que estava procurando um pedaço do Muro de Berlim – novo encanto da filha –, Cecília se depara com um envelope com os seguintes dizeres:
"Para minha esposa, Cecília Fitzpatrick, para ser aberto na ocasião de minha morte"

Cecília sempre foi fiel aos pedidos do marido e nunca teve motivos para suspeitar de nada. Quando ela conversa com ele por telefone e ele lhe pede para ignorar a carta, pois foi escrita em um momento de grande emoção e não merecia ser lida, ela decidiu deixar a carta de lado, apesar daquela inquietante voz em sua mente.

Nesse meio tempo, Rachel está lutando, a cada dia, para superar a perda de sua filha, mas ela não parece capaz disso. E Tess, bem, ela tenta se recuperar da mudança pela qual passou e acaba reencontrando pessoas do passado que pode mudar sua perspectiva.

Não vou revelar mais nada sobre a história, pois a surpresa é essencial na trama, apesar de não ter sido tão surpreendente assim. Acalmem-se, que explicarei. O segredo do marido de Cecília é revelado quando ela lê a carta, o que acontece exatamente na página 158. O segredo não foi tão surpreendente porque foi uma das primeiras coisas que suspeitei que seria e estava certa. Eis que isso revelado nessa página – já em uma leitura arrastada – comecei a pensar o que aconteceria nas outras 200 páginas e foi exatamente o que pensei: O dilema de Cecília de revelar, ou não, esse segredo para as pessoas.

Vejam, a história não é ruim, só que eu acho que não foi bem trabalhada. Não consegui me sentir envolvida com os personagens, até achei a construção de alguns fraca. Foi o que aconteceu com Tess, ela está, digamos, no meio de uma encruzilhada e como resolve isso? Praticando sexo loucamente, tipo, Oi?

Uma das personagens que mais gostei foi a Rachel, a dor dela é crível e ela sente necessidade de solucionar o crime, de vingar a morte de sua filha.
“As pessoas pensavam que a tragédia trazia sabedoria, que elevava automaticamente o sofredor a um patamar mais alto, mais espiritualizado; porém, para Rachel parecia, na verdade, ser o contrário. A tragédia tornava o indivíduo pequeno e rancoroso. Não lhe proporcionava nenhum grande conhecimento ou discernimento. Ela não entendia droga nenhuma da vida, exceto que era arbitrária e cruel, e que algumas pessoas se safavam de um assassinato, enquanto outras cometiam um erro insignificante, um deslize, e pagavam um preço terrível.”

Ao passo que não aceitei a dúvida de Cecília sobre revelar, ou não, o segredo, entendo seu lado, ela sentia necessidade de proteger a família, mas, talvez, não tenha feito isso da maneira correta.

Quando cheguei nas últimas 50 páginas não conseguia largar a leitura, achei muito legal a forma como a Liane Moriarty concluiu a história, foi fantástico. Outro ponto legal que ela apresentou foram os “e ses...” que pensamos ao longo da vida. E se eu tivesse feito diferente? E se eu tivesse encontrado minha filha naquele dia? E se eu não tivesse lido a carta do meu marido? Enfim, foi muito legal isso.
“A morte é um preço alto demais a se pagar pela liberdade.”

No geral, o livro não é ruim, mas teve seus pontos fracos, pelo menos para mim. Talvez eu estivesse apenas com expectativas altas demais ou não tenha me dedicado direito ao livro. Quem sabe um dia eu não releia para saber como me sentirei? Indico esse livro para todos que gostam de um suspense, que pode ser previsível em alguns momentos.


Classificação:

25 comentários

  1. Oi Bruna... nossa, pra mim esse livro está entre os Top 10 da vida... concordo que Tess foi a que menos me cativou, toda vez que eu chegava na vez de ela narrar, eu ficava meio desanimada... mas isso não tira o mérito da maravilha que é esse livro e do desfecho fenomenal que a autora fez... eu amei esse livro.... uma pena que vc encontrou bastante pontos fracos, mas afinal, essa é a beleza da literatura, os diferentes pontos de vista que temos. beijos
    ps: a foto tá lindona!

    ResponderExcluir
  2. Oie...
    O livro até parece ser legal, inclusive quase comprei um tempo atrás, porém fiquei meio receosa com a leitura após a sua resenha... É muito decepcionante quando não nos envolvemos com os personagens e por isso acho que não lerei.
    Beijos

    httpp://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna, adorei sua resenha e a foto também. Sempre tive muita curiosidade em ler esse livro, especialmente por conta do gênero que eu adoro. De qualquer maneira, ainda pretendo ler esse livro sim... O fato de você não ter curtido tanto a leitura pode ser por conta das expectativas mesmo, é bem chato quando acontece né...
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bru!
    Ótima resenha, como de costume.
    Bom, sou de uma opinião contrária a sua, pois adorei cada detalhe do livro, hihi.
    Mas é sempre bom conhecer o ponto de vista de outras pessoas, principalmente o seu.
    Adorei a Rachel também, lembro disso.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    A resenha ta ótima, sincera e mostra seus pontos negativos e positivos, vou ser honesta, o livro não me chamou nem um pingo de atenção e com toda certeza eu não leria ele agora, não sei mais para frente porem agora essa trama não me atrai a leitura...
    Beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna, acho que esta é a primeira resenha que vejo do livro, que não foi 100% elogiosa. Já li muita coisa positiva sobre esta obra e você foi a primeira a trazer para mim alguns aspectos não tão empolgantes assim. Apesar de você ter ficado envolvida na parte final, acho que eu não leria o livro no momento.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Bru!
    Não sei se leria esse livro, por conta dessa leitura arrastada depois que o segredo é revelado. Mas não vou mentir que não fiquei curiosa sobre o segredo do marido. Já tive mil teorias.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Confesso que acho que não leria o livro justamente por fazerem tanto caso deste tal segredo, revelarem ele muito cedo e o resto do livro ser arrastado. Pela sua resenha, só Rachel vale a pena acompanhar na sua dor de aceitar a morte da filha, mas infelizmente não me chamou a atenção a leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Li esse livro há um tempinho e também tive essa impressão. A história em si é boa, mas há alguns pontos fracos que nos fazem pensar em quão diferente podia ter sido.
    Mas no geral entendi a mensagem da autora e considerei uma boa leitura sim.
    Gostei das suas impressões.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  10. Olá!! :)

    Ainda bem que gostaste, ainda que nao muito!.. Bem, eu nao sei se leria, embora a historia me pareça interessante! :)

    A verdade e que por vezes as expectativas acabam com a leitura de um livro por muito bom que ele seja.. :)

    Fico curioso com esse final.. ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Bruna, como você está?

    Já ouvi falar bastante desse livro, mas nunca tinha parado para realmente saber DELE. O que me chamou a atenção foi a capa, mas confesso que falta de exploração, de profundidade me deixa irritada. Acho que a autora até teve uma boa intenção, a mensagem é importante, mas como você mesma citou foi mal trabalhada, então eu infelizmente fico mais receosa com a leitura do livro. Espero ler ainda, mas vou com menos expectativas. :)


    beijo!

    ResponderExcluir
  12. Oi Bruna, tudo bem?
    Já li várias resenhas desse livro e confesso que tinha ficado bem empolgada com tudo que tinha ouvido sobre ele, mas sua resenha me deixou mais com os pés no chão com relação a essa leitura.
    Achei a premissa da história interessante e é uma pena que a autora não desenvolveu tão bem quanto poderia.
    Que bom que as últimas 50 vagas foram bem empolgantes e que a autora tenha concluído bem a história.
    Espero ler em breve esse livro, mas sem muitas expectativas pra não me decepcionar.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu acho que nunca li uma resenha sobre essa obra. Esse é um livro que me chama a atenção pela capa e a premissa desperta minha curiosidade, embora eu também ache o enredo um pouco previsível.
    É uma pena que a história não tenha sido tão bem trabalhada, acho que se tratando desse gênero, a autora tinha pano para manga, viu...
    O fato de você ter achado o final fantástico me deixou ainda mais curiosa sobre esse livro. É um livro que sem dúvidas quero ler, mas não vou com tanta "sede ao pote" para não me decepcionar.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Que pena que alguns pontos do livro não te agradaram, e concordo com vc que algumas soluções que a autora deu para os personagens foram bem loucas, e poderiam ter sido mais trabalhadas.

    ResponderExcluir
  15. Oi linda,

    Não sei opinar sobre o livro porque eu não li a obra e fico naquela encruzilhada de saber se a autora realmente pecou em revelar o segredo antes do esperado ou a estimativa dela é isso fosse proposital para ela trabalhar os personagens com seus problemas cotidianos e uni-los com o segredo. Acho que deve ser isso a intenção dela com esse enredo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi *---*

    Já vi diversas criticas sobre esse livro e nogeral o que as pessoas mais gostam é da escrita da autora. Eu sou uma pessoa mega curiosa e iria ficar bem puta da vida com essa demora em revelar o segredo, no minimo ia dar uma espiadinha no fianl. mesmo com essas ressalvas achoq ue leria o livro.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Comprei esse livro é ainda não li acredita? Já até iniciei mas, nunca dei uma chance a ele de verdade. Acho que um ponto positivo é o segredo ser revelado no meio do livro, acho que vou gostar. E como eu tava só no comecinho não chegue a conhecer as outras duas mulheres, espero gostar de todas, mas, acho difícil. Beeeeijos.

    ResponderExcluir
  18. Oii Bruna, tudo bem? Eu já li um livro da autora, que amei demais: Pequenas Grandes Mentiras. Simplesmente maravilhoso. Esses "e ses..." que permeiam as tramas da autora já é uma característica dela, fazendo o leitor pensar, questionar e refletir. Adoro isso! Ganhei esse livro em um sorteio recentemente e estou bem curiosa com a leitura. Adorei tua resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Logo de cara fiquei curiosa para saber o que está na carta do marido Cecília, ainda que para você já tenha sido algo imaginável. Uma pena a história ter tido pontos falhos, ela realmente parece ter tudo para prender o leitor com o suspense.
    Beijos!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  20. Olá Bruna!
    Eu sempre vejo esse livro em blogs e redes sociais. Tenho certa curiosidade em conhecê-lo, mas nada fora do comum. Sua resenha me mostrou pontos da história que não tinha visto em outras resenhas que li. A história parece não funcionar em certos momentos e isso cansa o leitor. Ainda não decidi se ainda quero lê-lo. Quem sabe um dia tome coragem e compre o livro.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  21. Oie! Eu sempre vi ótimos comentários acerca da escrita da autora e tenho uma vontade enorme de ler "Pequenas Grandes Mentiras", mas essa é a primeira resenha que leio de "O Segredo Do Meu Marido", apesar de já ter encontrado algumas pessoas que diziam ter gostado bastante. Os seus comentários sobre o que acabaram sendo pontos negativos me deixaram com um pé atrás em relação a essa obra em específico, ainda mais se tratando da personagem Tess. De qualquer forma, acredito que darei uma chance ao enredo caso a oportunidade de ler surja, pois fiquei curiosa e quero saber qual será a experiência de leitura. *-*

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
  22. Oiii meninas...

    Parece muito interessante e legal o livro,nunca li nada desse tipo,mas é algo de se pensar,pra mim que sou do gênero terror e ficção cientifica seria algo interessante mesmo vou pesquisar ou ver em bibliotecas,adorei a resenha dele.

    bjo bjo
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Quando efetuei a leitura pra mim foi ao contrário. Comecei a ler o livro sem ter nenhuma noção sobre o que se tratava e fui com baixas expectativas achando que não iria gostar da estória, mas mesmo tendo algumas falhas e pontos fracos e um começo lento, a partir da metade do livro eu acabei gostando da leitura e me surpreendeu positivamente.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Logo que esse livro lançou eu fiquei muito afim de lê-lo, mas com o passar do tempo e vendo as resenhas sobre ele, essa vontade foi diminuindo e, hoje, já nem tenho mais vontade de lê-lo. Não sei, mas tenho a impressão de que até já sei qual é o segredo do marido. ashuashausahsua

    Beijos!

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  25. A premissa do livro parece ótima, pena esse probleminha da história, que não foi bem trabalhada. Ás vezes, isso mata um livro que poderia ser ótimo. Personagens que não foram bem construídas também é um problema, na minha opinião. Eu gosto de me envolver com as personagens e, quando não consigo isso, não funciona para mim. Mas que bom que você teve esse ligação com a personagem Rachel, pois assim a coisa não fica tão difícil, né? Eu gostei da capa do livro.

    Tatiana

    ResponderExcluir