[Resenha] Carrie, a Estranha, Stephen King - Semana do Horror #7

Título: Carrie, a Estranha
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Páginas: 200
Onde comprar: Saraiva | Submarino

Primeiramente, Feliz Halloween! 🎃Hoje temos a última postagem para a Semana do Horror e decidi trazer para vocês uma resenha de um livro do mestre do horror.

Acredito que a maioria de vocês devem conhecer a história de Carrie, a Estranha, mas para aqueles que não conhecem, o livro conta a história de Carrie, uma menina que sofre bullying no colégio e que possuí uma mãe fanática por religiosidade e pecados.

Ela não leva uma vida normal, pois sua mãe não deixa, uma vez que, tudo o que jovens fazem é pecado. Inclusive o que ela fez para que Carrie – o demônio – nascesse.

O que ninguém sabe é que coisas estranhas acontecem quando Carrie está: objetos voam, portas são trancadas, velas se apagam e acendem, enfim, inúmeras coisas.

O livro será, então, a alternância entre o que aconteceu com Carrie – desde o dia de sua primeira menstruação – até o baile do colégio e relatos sobre estudos e entrevistas que foram feitas a respeito do Caso White, mas essa alternância não funcionou nada bem para mim.

Decepcionante é o que esse livro foi. Tinha grandes expectativas, pois acho a adaptação de 1976 fantástica e me vi torcendo para que esse livro, finalmente, me assustasse o suficiente, mas não chegou nem perto.

A telecinésia praticada por Carrie é algo bem fascinante, mas é evoluído do nada. Num momento ela descobre que consegue fazer isso e no outro já está fazendo coisas inimagináveis. Também não fiquei convencida com o arrependimento que uma personagem demonstra. Em todo o livro é demonstrado que ela não teve culpa de nada, mas não me convenceu. Outra coisa que também não convenceu foi que todos os personagens sabiam que tinha sido Carrie que cometera aquilo. Há uma pequena explicação, mas, mais uma vez, não funcionou.

“Por Carrie, sim, por ela eu sinto muito, e tenho pena. Vocês sabem, ela foi esquecida, transformaram-na numa espécie de símbolo e esqueceram que ela era um ser humano tão real quanto você que está lendo estas linhas, com esperanças e sonhos e todo aquele blá, blá, blá.”

Entretanto, o livro não é todo ruim. Ele me irritou com relação ao fanatismo religioso da mãe de Carrie, mas, também, me fez ver como é ruim ser fanático por alguma coisa e que nosso fanatismo deve se espalhar apenas em nós mesmos, pois nossos filhos e amigos não tem culpa de nossas escolhas.

O bullying foi muito bem desenvolvido, mas, novamente, é como se ele começasse do nada. Carrie não é nada estranha, tirando as roupas que usa, então, determinada coisas que fazem com ela, não se justificam, não que o bullying seja justificado.

Achei o final muito bom e acho que todos tiveram o que merecia, apesar de que eu faria pior (risada maldosa). Ainda assim, indico esse livro, mas acho que é algo que não irá aterrorizar, pelo menos não foi aterrorizante para mim.

Infelizmente, com relação a essa obra, o filme foi mil vezes melhor.

Classificação:


32 comentários


  1. Oi Bruna. Gostei da sua resenha, eu não li esse livro e, sinceramente eu não consigo ter vontade de lê-lo. Já li muitas análises não tão positivas à respeito dessa obra. O mestre do terror tem muitos livros que passam muito longe de aterrorizar o leitor, é impressionante como o King, mesmo criando estórias que deixam a desejar no quesito horror, consegue se manter com a sua coroa de rei. Veja bem, eu não estou dizendo que ele não escreva bem, e que não mereça o título de rei, somente acho que, exageram no meu ponto de vista de ele receber esse título. Sobre o livro Carrie, realmente não tenho interesse algum em lê-lo, e lendo a resenha feita por você, só fez reforçar a ideia. Forte abraço!

    Marcasliterarias.com.br

    ResponderExcluir
  2. Stephen escreve muito bem na minha opinião, talvez não todos os livros. Não sinto vontade de lê-lo, mas acho que é mais porque já assisti o filme haha Em fim, de qualquer modo, sua resenha está muito boa, impecável.
    Beijos ❤ JP

    ResponderExcluir
  3. Oi, como vai? Eu li sua resenha na maior expectativa porque também achei que o livro seria maravilhoso, mas infelizmente não foi o que aconteceu. Eu gostei muito do filme e queria ler o livro para obter algumas respostas, mas isso não é bem o que acontece, infelizmente. No mais, acho que passo a leitura.
    Abraço! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bruna.
    Já assisti a todos as adaptações desse livro e quero muito lê-lo.
    Apesar de não achar a história tão original, eu fiquei satisfeito com os filmes. Alguns mais, outros menos. Contudo, não sei até que ponto o filme é fiel ao livro.
    Além disso, quero muito conhecer a escrita do Stephen King.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Bruna!
    "Eu faria pior" HAHUAHUAHUAHUHAUAHUHAUHUAUAH
    Não é meu favorito do King mas eu gosto bastante. Pena que você não curtiu tanto :(
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIO HARRY POTTER NO NOSSO FACEBOOK

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Eu ainda nao li esse livro, apesar de amar o filme e nao tenho duvidas de que o livro do mestre deve ser maravilhoso. Esse título ja esta na minha lista de desejados há um bom tempo, e tenho muitas eexpectativa, ainda mais por ser um gênero que eu adoro. Foi ótimo poder conferir suas impressões a respeito.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Stephen King, apesar de ter livros fantásticos, ele tb pisa na bola. Carrie, não é o seu melhor, mas a versão cinematográfica de 1976 é excelente.
    Li esse livro há muitoooo tempo e realmente não é tão bom. Adorei sua resenha bem sincera.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Bruna, só li os livros mais leves do King e confesso que tenho medinho de ler outras coisas. Mas este enredo aqui eu já conhecia dos filmes, assisti as duas versões e gostei bastante do jeito que ele explicou o lance sobrenatural com a garota. Essa parte do bullyng, eu acredito que no livro seja melhor desenvolvido, mas não tenho coragem pra ler.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Estou lendo Carrie e estou amando cada página. É legal como as coisas funcionam: Uns gostam, outros nem tanto.
    Esse é o segundo livro do Stephen King que leio. O primeiro foi Sob A Redoma e foi fantástico! Gostei mais do primeiro, mesmo assim Carrie tem a assinatura do livro. Aquelas vezes que o King entra no meio da história e fala: "mas ela morreria antes das 22h" ou "Ele queria fazer tal coisa, não poderia estar mais enganado" Amo essa forma do King de escrever, totalmente fora dos padrões das histórias de terror/suspense.

    Gostei da sua resenha, você pontuou muito bem o que não te agradou na obra, parabéns!
    Abs ^^

    ResponderExcluir
  10. Olá amore,
    Já ouvi falar desse livro, mas não me chama a atenção não. Embora há algum tempo quero ler algo do SK... quem sabe futuramente.
    Post delicioso de ler, parabéns!
    Beijokas
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Bruna,
    Já tentei ler esse livro algumas vezes e sempre acabo parando, justamente pela justificativa que também não me convence, esse é um dos poucos clássicos do gênero que não me agradam, inclusive os filmes, vai ver esse roteiro não funciona mesmo para mim. Adorei sua resenha e sinceridade, pelo menos não me vejo como uma estranha por saber que tem alguém com opinião parecida com a minha. Hahaha
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  12. Oi Bru,

    Eu adoro esse livro, mas mais pelo o que ele representa do que por qualidade. Há algumas coisas ruins nele, mas acho que o King ainda era imaturo na época em que escreveu. Também gosto do desfecho e do final, achei legal. Haha. Muito boa suas considerações, me deu saudade de ler.

    beijos =)

    ResponderExcluir
  13. Que ruim saber que foi decepcionante a leitura. Realmente é ruim quando algumas coisas surgem do nada, sem explicação. Mesmo com suas considerações quero muito conferir a obra. Gostei bastante do filme, mas sinto que vou gostar mais da leitura mesmo assim.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  14. Também sou fascinada pela versão de 76 do filme e por este motivo decidi ler a obra. Assim como você me senti um pouco decepcionada com a obra pelo fato de trazer relatos científicos ou algo do gênero no meio do enredo. Se a história fosse totalmente focada na Carrie que conhecemos nas telas, acho que o livro agradaria mais.

    ResponderExcluir
  15. Aproximadamente um ano atrás eu pensei em comprar esse livro para começar a ler King, mas ainda bem que não comecei por esse, pois acho que iria me decepcionar e acabar abandonando o autor, mas mudei de ideia e não comprei, confesso que quando leio resenhas com algo negativo do livro, fico meio que desmotivado a ler, algumas vezes acabo lendo por insistir no autor e no livro, outras acabo deixando de lado mesmo, mas como tenho uma meta de ler pelo menos 10 livros do King na vida, esse ainda é um que desejo ler e tirar minhas conclusões...

    ResponderExcluir
  16. Ai não creio, eu sou louca para ler esse livro e ele é decepcionante ? poxa, já assisti as 3 adaptações para o cinema e adoro todas,prefiro a segunda mas se botar qualquer um eu assisto de novo, tinha várias expectativas para esse livro, assim como você,mas tirando disso vemos que criar expectativas com as coisas não é nada bom né ? ainda quero ler o livro,mas agora irei com a bola mais baixa kkk

    ResponderExcluir
  17. poxa, uma pena que vc não tenha curtido a leitura... eu acho Carrie um livro fantástico... eu tbm teria feito pior kkkkkkkkkkkkkk
    Carrie foi um dos primeiros livros de King que eu li... dos filmes, eu curto mais a versão de 76... essa última com Cloe ficou muito... hã...não gostei xD hahaha

    bjs...

    ResponderExcluir
  18. Eu sou louca para ler esse livro do King.
    Eu também sou fã declarada dos filmes (todos eles) e sempre tive essa vontade de ver como o livro se diferenciava ou não dos filmes.
    Uma pena que você não gostou muito da leitura, espero que eu não me decepcione tanto.
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  19. Oi Bruna... tenho que te dizer que esse livro definitivamente não serve para mim. Não sou uma amante do terror por ser medrosa e também nunca li nada do King por conta disso.
    Acho que o fanatismo é meio complicado para qualquer coisa principalmente quando se trata de religião.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  20. Oi, Bru

    Que pena que fmo livro foi decepcionante mesmo, estava na esperança que a leitura ia melhorar pra vc depois da postagem do King, mas não melhorou.
    Eu não li o livro, só vi o filme, mas tenho wue concordar que os poderes dele evoluem SUPER RÁPIDO. É difícil de acreditar naquilo. Enfim, uma pena.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Que pena que a leitura foi decepcionante para você! Realmente, eu também esperaria que as coisas fossem bem mais desenvolvidas no livro, como a própria telecinésia que você citou. Sem falar que esse fanatismo religioso também seria muito chato para mim.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Olá!! :)

    Eu devo dizer que não conhecia este livro mas que quero ler algo do autor muito em breve, tem sido muito elogiado mesmo!! :)

    Já sei que não começarei por este livro... Uma pena que o filme tenha sido melhor e que tenha sido tudo tao injustificado!!.. E assim do nada!! Também não gosto, claro!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  23. Oi, Bruna!
    Li alguns livros de Stephen King e gosto da escrita dele, no entanto acredito que ele consiga me instigar muito mais como escritor de suspense do que de terror, já leu Misery? É bem isso.
    Não li Carrie, mas vi a primeira adaptação para o cinema e adorei, a adaptação recente eu ainda não assisti. Sua resenha está espetacular, você escreveu com propriedade e sinceridade, adoro.
    Obrigada pela dica, como gosto do autor qualquer hora vou me arriscar e ler, quem sabe o livro funcione pra mim...
    Beijão!
    Viviane

    ResponderExcluir
  24. Olá, Bruna
    Já vi o filme, porém nunca conferi a obra. Uma pena a leitura ter sido decepcionante para você, é muito ruim quando algum personagem não nos convencem e quando os acontecimentos fluem de rápido demais. Não me senti tão motivada a ler, uma vez que já vi o filme, mas gostei da sua opinião sincera.

    Beijos!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  25. Olá Bruna!
    Eu vi o filme, mas o livro nunca me interessei para ler. A história é até interessante, a mãe da Carrie é uma bruxa e fez com que a filha ficasse perturbada desse jeito. No filme a única coisa que eu senti foi pena dela, poderia ter tido uma vida bem diferente.
    Pena você também não ter gostado do livro.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  26. Oi, Bru!
    Apesar de você ter mencionado não ser tão aterrorizante, não tenho vontade de ler, pois, sou exageradamente medrosa então qualquer sustinho me faz tremer de medo kkk...
    É uma pena que a leitura não tenha sido tão boa pra você...
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Oi Bruna, tudo bem lindona? Eu sou completamente apaixonada pelo King e sua obra, então com certeza vi o filme, mas confesso que imaginava que o livro fosse legal! Tipo, não aterrorizante, pq nem o filme é aterrorizante, mas legal de ser lido. É tão difícil uma adaptação sair melhor que a obra original né? Confesso que tua impressão foi um balde de água fria em mim viu? Pq eu pesquei o que cê quis dizer com coisa que se desenvolvem do nada e não curto isso tbm não.... Bjossss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Como uma pessoa medrosa que já leu Carrie posso dizer com certeza que ele não tem nada de assustador hahah mas eu gostei bastante, o fanatismo da mãe me deixou meio chocada, mas achei bem legal pra construção da história. Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  29. Olá Bru!

    Eu nunca li esse livro e nem mesmo vi o filme pelo simples fato de que sou medrosa demais para a idade. hahaha Mas já tive a oportunidade de conversar com pessoas que já leram ou assistiram sobre a Carrie e só ouvi elogios, pena que o livro não tenha funcionado para você. Mas é assim mesmo, né?!
    Adorei pode conferir seus comentários sobre a trama e caso um dia crie coragem para ler terror, com certeza essa será um título a qual vou recorrer.

    Bjs!
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  30. Olá,
    Gostei de sua resenha, mas não achei o livro decepcionante, gostei da forma como os poderes de Carrie aparecem no enredo, que apesar de ser do nada, deixou o livro cada vez mais cheio de terror e momentos perfeitos.
    Mas é questão de leitor para leitor mesmo, foi bom conferir sua visão do livro.

    ResponderExcluir
  31. Oi, tudo bem?
    Eu tenho vontade de ler algo desse autor, mas ainda não tive oportunidade. Sobre essa história, eu conheci quando vi o filme, foi a versão mais nova que eu assisti e gostei. Então eu esperava que o livro fosse bom, ou melhor, mas pelo visto não é, o que é uma pena :(

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  32. Oi, tudo bem?
    Stephen King sempre é uma excelente pedida a despeito de nem todos os livros serem amados pelos fãs pelos motivos mais variados, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Convenhamos, o maluco publica um livro por ano e escreve feito louco. Fica difícil agradar todos.
    Mas eu bem que queria ter esse ritmo dele, XD.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir