[Resenha] Menina Má, William March - Semana do Horror #5

Título: Menina Má
Autor: William March
Editora: DarkSide Books
Páginas: 272
Onde comprar: Saraiva | Submarino

Se me pedissem para definir o livro Menina Má em uma única palavra seria perturbador. Nunca nenhum livro me perturbou tanto quanto esse livro.

Nessa obra somos apresentados à história de Rhoda Penmark, uma garotinha linda de 8 anos de idade. Ela é, simplesmente, perfeita, todas as suas coisas são arrumadíssimas, ela é muito educada e esforçada e sua mãe, Christine, sente que, por vezes, não é merecedora da filha que tem.

A vida perfeita da família começa a mudar quando acontece uma fatalidade em um piquenique que era organizado pela escola de Rhoda. Um menino faleceu no dia do acontecimento e, imaginando que a filha estaria chocada, Christine tenta consolá-la, mas se surpreende com a forma fria como a filha reage diante da morte do coleguinha.

Depois desse acontecimento, Rhoda é convidada a se retirar da escola, na verdade, as donas do estabelecimento informam que não poderiam continuar com a menina que, apesar de ter um empenho perfeito, não consegue se enturmar com ninguém.

Com todas essas coisas acontecendo, Christine começa a pensar sobre o que poderia ter acontecido no piquenique e se questionar se sua filha, com carinha de anjo, poderia ter matado o coleguinha.

Como disse, essa leitura foi perturbadora. Foi bem chocante ver o que estava acontecendo e fiquei tão chocada a ponto de não conseguir continuar a leitura, por isso levei mais tempo do que o imaginado para concluir a leitura.

Com uma narrativa em terceira pessoa do ponto de vista de Christine, vamos desvendando tudo com ela e nos surpreendendo também. Adorei as descobertas que foram feitas ao longo da leitura e, também, gostei muito da forma como a Rhoda foi construída, pois ela não faz aquele tipo menina mimada que vemos por aí, ela é fria, calculista e não se importa que as pessoas descubram o que ela já fez, exceto quando Leroy, o zelador do prédio em que mora, começa a brincar com ela sobre o que aconteceria caso descobrissem. Ele a assusta, acredito que pela primeira vez em sua vida, e isso a fará agir de uma forma mais fria ainda.

Quando Christine liga todos os pontos, ela toma uma atitude que, confesso, achei inesperada, apesar de ter entendido suas escolhas depois de um tempo refletindo sobre.

A obra, em si, foi muito bem construída e o final foi um tapa na cara, sério, nunca imaginei que poderia ter sido esse. Se todo o livro foi perturbador, o final foi triplamente perturbador.

Infelizmente, apesar de a história ter me perturbado ela não me aterrorizou como imaginei que faria. Apesar disso, recomendo a leitura para quem curte livros do gênero terror, suspense e mistério.


"Se eu der para você uma cesta de beijinhos, o que você me dá de volta?"


Classificação:


17 comentários


  1. Oi Bruna. Nossa, pela sua análise do livro, a obra deve ser perturbadora ao extremo. Tenho curiosidade em ler esse opúsculo, e descobrir toda essa perturbação que causa em quem o lê. Forte abraço!

    Marcasliterarias.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eu li esse livro algum tempo atrás e, concordo plenamente quando você diz que ele é perturbador. Durante boa parte da leitura fiquei chocada e me questionando se o ser humano possui limites quando o assunto é maldade. Rhoda choca o leitor com seus pensamentos e atitudes adultas demais, maldosas demais. Só achei o final decepcionante... Mas amei o livro! Beijos.

    http://thehouseofstorie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii Bru

    Aii eu sou muito medrosa, não sei se esse seria meu tipo de livro, é até legal sair da zona de conforto, não descarto ler esse livro futuramente.... por enquanto ainda estou criando coragem.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  4. Olá Bru!!
    Eu já vi centenas de resenha sobre a obra e todos são bem elogiados assim com o sua foi! Eu descobri, a partir dessas resenhas, que já tem um filme baseado nesse a obra kkkk. Confesso que tenho muita curiosidade de ler a obra e ver o filme também, afinal a palavra que você escolheu para definir o livro foi bem interessante diga se de passagem rsrs. Até mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna, a curiosidade com este livro é grande em função de tratar de um tema bem atípico. O que mais me chamou a atenção na sua resenha e, algo que não li em nenhuma outra, foi esse final que multiplicou minha empolgação em conhecer a obra. Espero poder ler em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna! Quero muito ler esse livro! Amo a Darkside!

    bjs

    Amor por Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi, Bru.
    Fico mega feliz que você tenha gostado da história, ainda mais, por ter te surpreendido em alguns aspectos. Nós, leitores sabemos o quão importante é isso :)
    Apesar de fazer muito sucesso e ter uma crítica positiva, Menina Má não é uma leitura que faria, pois, não curto livros de terror.
    PS.: amei esse quote! Nem parece terror <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Eu já vi um monte de resenhas sobre este livro, mas confesso que sou muito medrosa e costumo ficar sem dormir quando escuto o mais simples das lendas urbanas (como a Loira do Banheiro rsrsrs). Eu realemnte não sei se uma dia eu criarei coragem para ler este livro, mas ele este na minha lista.
    Adorei a resenha, achei super informativa e direta.
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  9. Olá, essa obra parece ser ótima...já quero faz algum tempo, mas ando tendo que me controlar nos gastos. Essa Dark quer nos matar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Tenho visto muitas resenhas acerca dessa obra e a cada uma que leio tenho a sensação de que já devia estar com a cara enfiada no livro rsrs
    Estou bem curiosa para conferir essa forma fria que Rhoda acaba reagindo com a morte do coleguinha e de como a sua mãe irá se comportar diante da forma como a menina se porta frente aos acontecimentos estranhos que ela sempre está próxima.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Fico imaginando o que passa mente desta mãe quando descobre a verdade sobre a filha. E este final que você comentou aumentou muito minha curiosidade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá ♥
    Eu acho a capa desse livro maravilhosa, mas sou medrosa demais para ler rsrs. Vi algumas resenhas na qual eles comparam essa história com o filme "A Órfã" não sei se você já assistiu. A premissa dessa história é um tanto instigante, eu quero ler, mas tenho receio de não me prender por não ser meu gênero. Mas foi bom ler suas considerações e vê o que você pensou e fiquei curiosa com o final. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Adorei sua análise do livro, Bruna. Eu tinha certa curiosidade em relação a história mas também tinha um pouco de medo. Não gosto de terror. Mas pelo o que pude ver o terror não é o foco do livro e sim a personalidade da Rhoda. Crianças assim são mesmo perturbadoras. Acredito que você tenha ficado extasiada depois da última página com um final desses né?! Dica anotada, beijos!

    ResponderExcluir
  14. Adorei sua análise do livro, Bruna. Eu tinha certa curiosidade em relação a história mas também tinha um pouco de medo. Não gosto de terror. Mas pelo o que pude ver o terror não é o foco do livro e sim a personalidade da Rhoda. Crianças assim são mesmo perturbadoras. Acredito que você tenha ficado extasiada depois da última página com um final desses né?! Dica anotada, beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá Bruna =)
    Gostei bastante da sua resenha. Não curto terror mas adoro um mistério. Gosto quando o personagem toma uma atitude inesperada positiva. Para Christine deve ter sido difícil tomar uma atitude quando ligo os fatos. Esse livro apresenta ser melhor do que eu imaginava. Ainda não li nenhum livro da editora Darkside, vou anotar a dica. Beijos'

    ResponderExcluir
  16. Olá Bruna!!! Li esse livro há pouco tempo e concordo com tudo que você disse... realmente é um livro perturbador que descreve uma pessoa má por natureza! Adorei seu blog, estou seguindo :)

    Beijinho
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÂO

    ResponderExcluir
  17. Oie!!
    Bruna, deixa eu te falar, esse livro não é para mim hahaha
    Sou muito medrosa, sabe? Então apesar da excelente resenha, um livro perturbador, não é para mim não kkk

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir