sexta-feira, 21 de abril de 2017

[Resenha Premiada] (In)verdades, Lu Ain-Zaila - Duologia Brasil 2048 #1

Título: (In)verdades
Autora: Lu Ain-Zaila (cortesia)
Série: Duologia Brasil 2048
Editora: Independente
Páginas: 318

(In)verdades, primeiro livro na Duologia Brasil 2048, escrito pela autora nacional Lu Ain-Zaila nos apresenta à história de Ena, uma moça negra que vive num Brasil futurístico no ano de 2407.

Muitas coisas aconteceram e, hoje, tudo no Brasil é controlado. Cidades foram dizimadas e o governo controla tudo. Cada pessoa tem direito a uma quantidade de alimento e roupas, por exemplo, e, por conta disso, foi criado o Centro de Controle de Distribuição Pública (CCDP). Entretanto, por óbvio, temos aquelas pessoas que tentam burlar o controle e ter mais do que lhe foi destinado.

Ena parece aceitar bem sua condição de vida já que sua mãe, Naira, ajudou a fundar o CCDP e seu pai, Amir Dias, era um resgatante e Alto Oficial, entretanto, quando seu pai sofre um atentado e é morto Ena, ainda criança, decide que seguirá o mesmo caminho de seu pai e sonha em ser uma oficial das Forças Distritais do Brasil. A História, então, girará em torno de Ena, seu treinamento e sua busca por respostas. 
“(...) não é fácil ser um amigo de verdade.”

Quando a autora entrou em contato comigo perguntando se tinha interesse em fazer a leitura, não imaginei que a leitura seria tudo o que foi, confesso. O livro é extremamente bem construído, temos um futuro que foi bem trabalhado, pois é possível as forças da natureza agirem e destruírem o país, então, temos aí o primeiro ponto positivo da obra.

“Em questão de minutos a paisagem militar deu lugar à nova realidade em que vivem, o mundo em 2407 está muito diferente, menor, impactado pela ação humana de forma nada positiva.”

O segundo ponto positivo fica por conta da protagonista. Quantos livros com protagonistas negras vocês já leram? Percebi que li pouquíssimos perto da quantidade de livros com protagonistas brancos.

O terceiro ponto positivo dessa obra fica por conta de ser uma trama ágil. É impossível parar de ler quando você começa. A escrita da Lu é extremamente envolvente e todas as tramas políticas presentes na trama foram bem trabalhadas.

Os personagens são, igualmente bem construídos e trabalhados. As únicas ressalvas que tenho com relação a essa obra é que a continuação ainda não foi publicada e que a autora usou de muitas siglas para as partes governamentais que criou, então, isso acaba confundindo um pouco o leitor. Entretanto, são coisas tão pequenas que não influenciam na leitura.

É uma leitura que recomendo e que acredito que vale muito à pena ser feita. 
“O único fator que não mudou é o ser humano e a necessidade de levar vantagem. Do mesmo jeito que alguém pode clonar uma identidade hoje, várias pessoas faziam uso de inúmeros artifícios para simular a sua presença no trabalho há dois séculos atrás, falsificavam assinaturas há três, ou roubavam no peso do escambo há mais.”

Classificação:

Sorteio de 01 exemplar do livro (In)verdades e três marcadores feitos pela autora


Regras:

- O sorteio tem início hoje e termina dia 25/05;
- Ter endereço de entrega em território brasileiro;
- Preencher o formulário abaixo, cumprindo as entradas obrigatórias;
- As outras chances extras são opcionais, mas aumentam a probabilidade de vencer;
- O vencedor deverá responder o e-mail em até 72 horas. Não havendo resposta será realizado um novo sorteio;
- O prêmio será enviado por mim e o prazo é de 90 dias; e
- O blog não se responsabiliza por extravio ou atraso na entrega dos Correios. Assim como não se responsabiliza por entrega não efetuada por motivos de endereço incorreto, fornecido pelo próprio ganhador.

31 comentários:

  1. Nossa... To aqui doida pra ler. Primeiro por ser uma autora nacional e segundo porque a premissa realmente parece incrível. Já estou curiosa pra saber como a Ena termina e o que ela descobre...

    Sucesso a autora!

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bruna! Uau, a premissa dessa obra é interessantíssima e, o mais bacana é que, autora é nacional. São obras como essa que provam que, os autores do Brasil são tão capazes quanto os estrangeiros. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu não conhecia essa obra, mas já pela sinopse eu notei que seria um ótimo livro. Logo que li a resenha vicie estava certo kk, e essa verdade dita no livro pode não está numa realidade muito distante. Adorei a idéia do livro e espero ganhar o livro no sorteio kkk

    Email - netinho.alvestf@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Bruna querida!
    Adoro conhecer novos autores nacionais e pelo visto essa não decepcionou.
    Gostei muito do enredo futurista criativo, criando uma distopia onde a protagonista vai em busc de realizar seu sonho e ainda é negra. Tomara que no futuro não haja mais preconceito quanto há hoje.
    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    Bom final de semana!
    “Preferi sempre a loucura das paixões à sabedoria da indiferença.” (Anatole France)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna!
    Parece uma historia muito legal. Sério!
    Achei interessante o enredo e mais ainda a protagonista. Já estou participando do sorteio ^^

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá! Que abordagem interessante - diante do nosso presente pensar neste tipo de futuro é saber que vai ter gente tentando burlar a regra. Sucesso à autora e obrigada ao blog por divulgar esta obra e permitir que outras pessoas a conheçam. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Olá a todos.
    Primeiramente eu agradeço à Bruna pela oportunidade, ter acreditado numa autora independente e topado entrar nesta jornada. Fico muito feliz com os comentários feitos aqui e podem acreditar que o livro é bom, mas a segunda parte está de enlouquecer. Estou trabalhando com afinco nela e podem esperar que vem livro muito bom por aí...
    E aproveito para convidar todos aqui para conhecer os capítulos que disponibilizei do livro, até o momento foram 6, mas vou liberar até o 10.
    Acessem o site, na aba superior CAPÍTULOS vocês podem ler os publicados e conhecer mais desta obra de ficção futurista super nacional e incrivelmente próxima de cada um de nós.
    http://brasil2408.com.br/

    ResponderExcluir
  8. O livro parece conter uma narrativa bem escrita, e com personagens bem construídos!! Ena é uma mulher forte, que luta por um objetivo. A lealdade e amizade entre ela e seus amigos é bonita de se ver!! Olhando pela perspectiva do livro, o futuro realmente e infelizmente não será melhor do que os nossos dias atuais!!

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Se eu fosse escolher pela capa, não pegaria o livro, porque me lembrou mais uma história para adolescentes, ainda bem li sua resenha, assim fiquei sabendo que uma história com enorme potencial, gosto de futuros onde a natureza toma conta das áreas urbanas, dica anotada.

    ResponderExcluir
  10. Que amor de livro, fiquei bastante interessada e até mesmo envolvida, diante da reviravolta que a história vai ter, sempre gostei de enredos adolescentes e quem sabe seja uma ótima pedida.
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. OOi!
    Não conhecia até então, mas, já querooooo! Que premissa incrivel!!!
    Além de amar o gênero, seus comentários aumentaram ainda mais minha vontade de realizar a leitura. Dica mais que anotada, não vejo a hora de conferir essa leitura. Para mim, nada melhor que uma boa história com uma escrita bem envolvente. <3
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  12. Oie, Tudo bem!??! Adorei a resenha e que livro interessante. Adoro ficção e esse já entrou na minha lista!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Que honra conhecer esse livro e seu enredo. Além de ter uma história que parece ser incrível, ter uma personagem negra em suas páginas é maravilhoso. Infelizmente em todas as mídias isso é raro acontecer. Adorei a capa e estou participando do sorteio.
    *☆* Atraentemente *☆*
    atraentementebooks@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu ainda não conhecia esse livro mas depois de ler sua resenha já estou super torcendo para ganhar esse sorteio, rsrs. Achei muito legal o fato de ser uma espécie de distopia ambientada no Brasil, pois sãos poucos os livros desse gênero que se ambientam em nosso país.

    ResponderExcluir
  15. Gente, que livro sensação! Adorei a proposta, principalmente por se tratar de uma distopia que acontece no brasil, tem coisa melhor que isso? Todos os pontos positivos que você citou me deixou muito curiosa pra conhecer. Amei a capa.

    Agraço!
    Parágrafos & Travessões

    ResponderExcluir
  16. Caramba, que livro interessante, eu amei a capa e a premissa me chamou muito a atenção. Tenho certeza que será um livro que eu amarei ler! Parabéns pela resenha e desejo todo sucesso a autora ♥️

    ResponderExcluir
  17. Adoro ficção. Lendo a resenha esse Brasil futurístico não me pareceu tão longe assim se nada for feito. Aquelas,kkkk. Fiquei muito curiosa, e é sempre bom conhecer mais autores nacionais.

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? Gente que enredo bacana. Mais do que trazer uma protagonista negra, temos a questão futurística que como você falou é bem detalhada. Gostei e dica mais que anotada, afinal nosso real Brasil parece nem tão distante dessa narrativa né. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá! Achei a premissa dele bem legal, não conhecia a autora e nem o trabalho dela, sua resenha me deixou bem curiosa para ler e curtir a história. Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi Bruna.
    O que me chamou atenção logo de cara nesse livro foi a capa. Ainda não é muito comum livros com protagonistas negras e muito menos nas capas. Esse é o principal motivo que me deixou com vontade de ler.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Amei a resenha. Parece ser uma daquelas histórias de mulher guerreira, batalhadora, que pode tudo. Fiquei encantada com tudo o que esse livro tem a a oferecer, o que podemos aprender. Confesso que as tramas políticas não me chamam a atenção, mas estou disposta a dar uma oportunidade a esse livro, que me parece muito bom!

    ResponderExcluir
  22. Olá gente, passando por aqui novamente para agradecer imensamente à Bruna pela oportunidade. Gosto do canal, leio as resenhas dos livros que gosto e é incrível ver o interesse que o livro vem despertando.
    Vocês podem conferir os primeiros 10 capítulos no site oficial.
    E no final de maio vou liberar 2 contos gratuitamente.

    Muito obrigada Bruna.

    ResponderExcluir
  23. Olá Bruna!!!
    Tenho que admitir que não sou a maior fã de livros que se passam num futuro muito distante, pois não consigo me prender a história.
    Fico feliz que a história tenha lhe surpreendido e que você esteja ansiosa pelo segundo livro da autora, espero que ela também faça sucesso com seu rabalho.
    Parabéns pela resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Sempre quis ler uma distopia brasileira desde que assistir 3%, e tem uma protagonista negra é realmente difícil adorei toda a premissa com certeza irei ler.

    ResponderExcluir
  25. Realmente, livros com protagonistas negros não são comuns e por isso já merece um olhar. E que bom saber que mesmo em 2407 ainda tem gente tentando levar vantagem e usando de subterfúgios para se sair bem. Parece que isso não mudou desde o descobrimento e não vai mudar ao longo dos próximos 400 anos. Colocando mais um livro na minha enorme lista.

    ResponderExcluir
  26. Bem elaborada a resenha e gostei do livro será que a Ena vai descobrir a verdade do pai ter sido assassinado fiquei bem curiosa para saber o final da história, esse livro parece bem interessante intrigantes e excepcional ou a autora vai nos deixar bastante curiosa levando a história para um segundo livro.

    ResponderExcluir
  27. Imagino que por se retratar de um distopia política a autora teve de haver com todo um manejo de construir uma trama bem elaborada, envolvente, e pela sua descrição da resenha conseguiu alcançar exatamente esses pontos altos. E a primeira resenha que li desse livro, e me surpreendi em todos os sentidos, espero ter a oportunidade de adquirir essa obra.
    Participando.
    lannawesley@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Um livro realmente maravilhoso! Li os capítulos disponibilizados pela Lu Ain-Zaila e amei. E olha que não sou muito de ficção futurista, mas essa me deixou com vontade de ler o livro todo. Sem contar que ser escrito por uma autora nacional, negra e ser protagonizado igualmente por uma personagem negra como a Ena, é de muito significado social. Uma conquista. Comprei o ebook, mas confesso que tenho dificuldades para ler livros digitais, muito apego ao papel kkk. Caso eu ganhe aqui, facilitará a vida rs. Caso não, está nos projetos a compra quando sair a conclusão da duologia ;) Gratidão por essa resenha e esse sorteio!!

    ResponderExcluir
  29. Falar sobre um futuro em que a força da natureza está se rebelando realmente é algo muito crível. Achei incrível a personagem ser negra realmente até onde eu lembro não li nenhum livro com uma personagem negra. Livros com muitas siglas me atrapalha um pouquinho, sempre fico me perguntando qual o significado da sigla porque acabo esquecendo do seu significado.

    ResponderExcluir
  30. Uhuuuuuuuuuu!!
    Ganhei!
    Tananam!
    Obrigada!
    Aguardarei o email!
    “A solidão é a mãe da sabedoria.” (Laurence Sterne)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir